Gedan barai

Gedan Barai 

O gedan barai é uma das primeiras defesas que apredemos no karate, é uma defesa baixa (gedan = baixo, como apresentado no post Entendendo a diferença entre Jodan, chudan e gedan  existem alturas diferentes dos golpes), com grande aplicabilidade para chutes baixos, muito utilizado como defesa do mae-geri. 

ged2

O movimento

A direção do movimento é explicada conforme ilustração a seguir, o movimento se inicia com a mão do braço que irá aplicar a defesa na altura da cabeça no lado oposto, o braço desce em linha reta, parando com uma distância de um punho do corpo. A posição da mão segue contínua até estar próximo do contato com o ataque, onde deve rotacionar defletindo o golpe aplicado.
O cruzamento do braço oposto é fundamental para o kime do golpe ser ampliado com hikite (O hikite é bem explicado nesse post do Pinto San – Pra que diabos serve o hikite )

   images (41)

 

Nessa foto abaixo do sensei Nakaiama, foi utilizada grande esposição da câmera com uma luz estroboscópica, capturando cada etapa do movimento do Gedan Barai. É possível visualizar a posição inicial da mão o movimento percorrido e a rotação final da defesa.

tumblr_njxf9lB7UC1twv7b1o1_1280

Abaixo segue um vídeo do canal da JKA Sicilia, demonstrando o gedan-barai.

: ATENÇÃO :
Este blog não tem a intenção de ensinar karate, foi criado como material de apoio, uma forma de auxiliar na compreensão das técnicas do karate shotokan.
Recomendo que procure um Dojo sério, evite treinar por conta própria, a execução de movimentos incorretos podem acarretar em lesões.

  • Caso considere a informação errada, inteira ou parcialmente. por favor encaminhe a correção, preferencialmente com fontes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *