Kata – Entendendo um pouco sobre eles.

Os kata (não tem plural é um kata, dois kata, 26 kata), pode ser interpretada como uma simulação de um combate real e deve ser executado como se fosse.

Como característica possuem um número fixo de movimentos e uma ordem a serem executados, devem iniciar e terminar no mesmo ponto, para uma boa execução é necessário o uso correto da força, execução correta da velocidade de cada movimento, rápido ou lento, expansão e contração do corpo e como o karate começa e termina com cortesia, saudação inicio e no fim.

kata

Imagem obtida na internet sem referencia a fontes. *

Muitos dizem que no inicio somente havia os kata para ensinar as técnicas e que com o passar do tempo foram desmembrados e foram separados os fundamentos, sinceramente eu acredito nisso, ja que pessoas com maior conhecimento e grandes nomes do karate afirmam isso.

O karateca durante a prática, treina o fundamento, a movimentação, distancia, velocidade, variação de direção, força( kime)  e postura é uma prévia de um combate. São muito importantes para lapidar sua técnica. Ele é fundamental para o Kumite, mas o treino de seu bunkai( aplicação) permite visualizar técnicas contundentes e golpes traumáticos para uso em situações reais, não aplicadas em competições.  Neles estão a essência do karate, como uma grande técnica de defesa pessoal.

No karate Shotokan temos ao todo 26 kata,  divididos entre 3 categorias sendo Shintei Kata(6), Sentei kata(4) e Tokui Kata(16).


SHINTEI KATA

  1. Heian Shodan
  2. Heian Nidan
  3. Heian Sandan
  4. Heian Yondan
  5. Heian Godan
  6. Tekki Shodan

SENTEI KATA

  1. Bassai Dai
  2. Kanku Dai
  3. Jion
  4. Empi

TOKUI KATA

  1. Tekki Nidan
  2. Tekki Sandan
  3. Hangetsu
  4. Jitte
  5. Gankaku
  6. Nijushiho
  7. jiin
  8. Bassai Sho
  9. Kanku Sho
  10. Chinte
  11. Wankan
  12. Sochin
  13. Meikyo
  14. Gojushiho Sho
  15. Gojushiho Dai
  16. Unsu

Para os níveis de kyu são exigidos os Shintei kata, Já no terceiro, segundo  e primeiro Kyu, conhecidos como faixa marrom, são exigidos os Shintei e Sentei como o mínimo para a graduação de Shodan( faixa preta) acima disso serão cobrados os Tokui,  Oss!

Fontes:

  • O melhor do Karatê 1, Nakayama M., Ed. Cultrix
  • O melhor do Karatê 5, Nakayama M., Ed. Cultrix

*Adiciono a fonte ou removo a imagem caso o proprietário se manifeste.

: ATENÇÃO :
Este blog não tem a intenção de ensinar karate, foi criado como material de apoio, uma forma de auxiliar na compreensão das técnicas do karate shotokan.
Recomendo que procure um Dojo sério, evite treinar por conta própria, a execução de movimentos incorretos podem acarretar em lesões.

  • Caso considere a informação errada, inteira ou parcialmente. por favor encaminhe a correção, preferencialmente com fontes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *